sábado, 1 de agosto de 2009

COMPANHIA QUE DEIXA SAUDADE

Dilma Soares tem nove cães: a cada perda de um deles, sofrimento
REPORTAGEM ESPECIAL - AMIGOS DO PEITO
Texto e fotos: Elaine Christine - Técnicas de Reportagem / Equipe ESMERALDA
Como os animais têm uma vida curta comparada com a nossa, alguns cães acompanham seus donos cerca de 12 anos e os gatos chegam, em média, aos 18 anos. Difícil é se preparar para o momento de perda. “É doloroso, mas é o movimento natural da vida. Assim como na perda de parentes, a dor passa. Fica na lembrança os momentos bons e mágicos”, reflete Fernando Santos, que teve a perda de três cães. Para Dilma Soares, dona de 9 cães, moradora de Honório Gurgel, o falecimento de um cão é como perder mais um familiar. “Ainda não consegui me acostumar com isso. Cada um que vai é um pedacinho de mim que está indo também. Fica sempre uma grande saudade”.
Mitchel teve câncer na boca e foi sacrificado por sua dona, Jilvan

EUTANÁSIA - Depois de 10 anos de convivência, a moradora da Vila da Penha, Jilvan Santos, lembra da decisão que tomou, autorizando a veterinária a aplicar uma injeção de eutanásia em seu cachorro, que estava com câncer na boca e logo iria se estender até o coração. “Foi uma decisão muito difícil, ainda mais por tudo que passamos. Eu o ganhei de presente quando ele tinha dois meses. Ele era o bebê da casa e alegria da família. Mas diante da doença, que evoluiu em tão pouco tempo, eu estaria sendo egoísta de ver meu cãozinho sofrendo sem poder fazer nada”, diz, emocionada, ao lembrar do fato.

Para não deixar seus animais sozinhos, alguns donos desmarcam compromissos e, se um deles ficar doente, não saem de casa. “Eu fico com pena e deixo de ir a um compromisso por causa deles, ainda mais se algum deles estiver doente”, diz Dilma Soares. A solução tem sido os hotéis próprios para os animais em clinicas veterinárias. É necessário visitar o local antes para a escolha do espaço que custa entre R$ 25 a R$ 35 diários. Em Vila Valqueire, na Rua Luiz Beltrão, a Clinica Popular Reino Animal já disponibiliza esse serviço. Os hotéis para cães e gatos são uma ótima opção para quem vai viajar e não ter com quem deixá-los.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^