sábado, 1 de agosto de 2009

PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS

REPORTAGEM ESPECIAL - AMIGOS DO PEITO
Texto: Elaine Christine - Técnicas de Reportagem / Equipe ESMERALDAFotos: Divulgação Banco de Imagem

Para o animal contrair a raiva deve ser mordido ou arranhado por outro cão que tenha raiva, portanto, os cães e gatos de casa pet não são portadores da raiva. As piores doenças fatais constatadas nos animais é a leptospirose e a sinosmose. A vacina que imuniza e protege contra a leptospirose é a vacina contra o tétano. “Pessoas que têm cães e gatos têm que vacinar seus animais”, alerta o veterinário Sergio Medeiros. Os maiores erros identificados pelo veterinário nos cuidados dos cães e gatos pelos seus donos é dar antiinflamatório, dorflex e diclofenaco para os animais.
Algumas doenças são comuns entre os bichanos, como as infectocontagiosas, as alérgicas, metabolismo, problemas articulares e traumas causados por atropelamentos ou brigas. A maior dificuldade, entretanto, é a alergia. Quando a família ou a criança tem algum histórico alérgico, não há jeito: é melhor evitar o contato.
Mas diante de muito amor e carinho, existe o abandono. Em muitos casos os motivos que levam os cães e gatos a serem abandonados por seus donos são as sujeiras em casa, a destruição de objetos do lar, a agressividade com pessoas, os latidos ou uivos e, em outros casos, por eles serem fujões e requererem muita atenção.
Mas fica o alerta: Em nossa legislação atual maltratar animais, qualquer que sejam eles, domésticos ou selvagens, caracteriza-se crime ecológico, conforme o artigo 32 da Lei 9.605, de 13.02.98, com detenção de 3 meses a 1 ano e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, ou seja, abandonar cães e gatos é um ato criminoso.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^