sábado, 1 de agosto de 2009

UM AMOR PARA A VIDA INTEIRA

O estudante Fernando Santos administra as artimanhas e peraltices de seus três cães

REPORTAGEM ESPECIAL - AMIGOS DO PEITO
Texto, fotos e vídeos (TV JILÓ): Elaine Christine - Técnicas de Reportagem / Equipe ESMERALDA

ESTATÍSTICA: 28 MILHÕES DE CÃES, 12 MILHÕES DE GATOS E 4 MILHÕES DE OUTROS ANIMAIS FAZEM COMPANHIA AOS BRASILEIROS EM TODO O PAÍS

Quem nunca chegou em casa e ‘encontrou’ os sapatos roídos, o lixo revirado, o sofá desencapado, o pé da cadeira arranhado, a cortina desfiada e a marca de xixi bem em cima da cama? Eles são arteiros e todos os dias recepcionam seus donos com uma festa de saudades, representadas por um rabinho abanando ou um carinho entre as pernas. Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte entre o homem, cães e gatos. Os xodós demonstram lealdade, dão amizade, fidelidade e proteção sem pedir nada em troca.

O animal de estimação supre a ausência de uma pessoa querida e, em muitos casos, é o “filhão” de um casal. Inteligentes, dóceis e obedientes, com os gatos a casa está livre de ratos e baratas, pois eles trataram de eliminá-los. Já com a escolha de cães, a segurança da casa está garantida. São por esses e tantos outros motivos que os cães e gatos são considerados os “melhores amigos do homem”.

Segundo a Pesquisa PetSite Ibope, 59% dos brasileiros acima de 16 anos possuem animais de estimação. A relação mais frequente são entre as classes AB (63%) e C (64%). Os animais de estimação são menos freqüentes entre as pessoas de classe D/E (55%).

TRAVESSURAS – Eles são travessos e vivem aprontando em casa. Em sua grande maioria, o que leva o animalzinho à travessura é chamar a atenção de seus donos. “Uma vez, Kinha e Belinha destruíram o travesseiro de penas de ganso da minha mãe. A casa ficou cheia de penas. Na hora nem brigar com elas conseguimos, a cena foi muito engraçada. Elas lá, com rabo balançando com a casa toda branca. Mas não adianta, elas fazem arte todos os dias, principalmente o mais novo, o Peroba. Mas nada que seja muito ruim”, diz o estudante Fernando Santos, 23 anos.

Para o veterinário Sergio Medeiros, dar um animal para uma criança na intenção que ela tenha responsabilidade não é o mais indicado. “Comprar o animal para que o filho tenha responsabilidade não adianta, pois a criança não vai alimentar, não vai dar banho, não vai limpar as fezes do animal, e sim torná-lo um problema para família”, adverte.

Algumas raças de cães e gatos se adaptam melhor ao convívio dos pequenos. Sergio dá a dica: “As melhores raças de cães para quem tem crianças em casa é o bom e velho vira-lata. Eles não dão problemas de pele, o pelo é curto, facilitando na manutenção. Já com os gatos, para as crianças há problemas, pois elas gostam de apertar, puxar rabo e os gatos não gostam disso, retribuindo com unhadas”, ensina. Cães de pequeno porte são os mais indicados para a vivencia em apartamentos. Entretanto, com os gatos não existe a melhor raça, pois eles se adaptam a cômodos pequenos.

CÃES E GATOS: ETERNOS BRIGÕES?

O relacionamento entre cães e gatos é visto como inimizade. A maior parte das pessoas incentiva aos animais a brigar entre si, instigando os cães a correrem atrás dos gatos. A veterinária Christine Carvalho vê essa relação como instinto entre as espécies e culpa da criação dos donos. “Os cães e gatos são inimigos por instinto, mas isso vai depender de como seus donos criam. Se criados juntos desde filhotes, existe uma boa aceitação”, afirma a veterinária, que possui dois gatos e um cachorro.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^