segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SESC RECEBE REIS, RAINHAS E GENERAIS PARA A BATALHA DO SÉCULO


Texto e vídeos (TV JILÓ!): Andrezza Henriques (7º período) – Estagiária Mídia Impressa / Fotos: Ricardo França

Reis, rainhas, bispos e peões se enfrentaram neste domingo no SESC de Madureira. À frente desses exércitos, 102 generais de todas as idades comandaram as batalhas que fizeram parte do 1° festival de Xadrez Escolar e Absoluto. A competição foi dividida em cinco categorias e premiou os vencedores com diplomas, troféus, livros e dvd’s sobre o esporte.
.
As categorias foram: adulto/absoluto, com 38 inscritos; estudantil/escolar Sub-9, com 12 inscritos; estudantil/escolar Sub-12 com 30 inscritos; estudantil /escolar Sub-15, com 18 inscritos; estudantil/escolar Sub-18, com 4 inscritos, que concorreram juntos dos absolutos. O grande vencedor do dia foi o jovem Pedro de Paiva, 21 anos, morador da Tijuca, que jogou na categoria adulto/absoluto.
.
O evento foi idealizado por um grupo de quatro amigos: Maximiano Reboredo, Pietro Ferraz, Jorge Luiz Medeiros e Celso Renato, que são professores de xadrez e foram juízes das partidas. O responsável pela organização foi o professor Celso Renato, que trabalha desde 2005 com o projeto “Xadrez vencedor”, que visa divulgar e expor os benefícios do xadrez, principalmente nas escolas e o lado científico e não só do jogo.

Para ele, a grande importância desse encontro é a junção de gerações que o xadrez consegue reunir, além da importância para o desenvolvimento intelectual, social e de raciocínio para as crianças e, também, para a terceira idade. “O xadrez é considerado arte, ciência, cultura e esporte. Além das crianças aprenderem a ter mais raciocínio lógico, elas aprendem a seguir regras e respeitá-las, e isso é essencial”, diz Celso.
.
O festival contou com a com presença de um juiz geral, o professor Elcio Mourão, que dá aulas de xadrez em Mendes, interior do Rio. Ele adora o jogo e não o vê apenas como um esporte ou uma distração. “Uma criança que começa a ter o primeiro contato com os movimentos do xadrez com 4 ou 5 anos, com certeza terá muito mais aproveitamento não só na escola, mas na universidade, no trabalho e em toda a vida, pois ajuda o raciocínio lógico”, ensina Elcio.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^