segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BUÁS ENFEITAM OS BATE-BOLAS DO SUBÚRBIO CARIOCA

Texto e foto: Marcelo Liro
.
Loren Alesxandre organizadora da parada GLBT de Madureira, é moradora do bairro há 33 anos. Ela também ama o carnaval e fabrica acessórios para esta época do ano. Loren fica responsável por fazer os buás (estolas de pêlos) e também os cabelos dos bate-bolas criando peucas tom sobre tom. Lorem chega a atender 230 turmas, que dão em média 5.300 homens e mulheres, que amam brincar o carnaval da zona norte. Além disso, ela tem um projeto chamado “Unidos pela Paz” dos bate-bolas do Rio de Janeiro. Esse projeto tem o objetivo de usufruir do carnaval passivamente, resgatando o antigo carnaval de rua com cantos de marchinhas.
.
Os grupos de bate-bolas são super tradicionais na zona norte do Rio. Crianças, se unem aos adultos, vestidos com muito pano brilhoso e máscaras de diversos formatos. A turma chamada de “Insuportável”, uma das que Loren trabalha, se apresenta na terça-feira de carnaval na Cinelândia. “A turma mais antiga tem 32 anos. Vem passando de geração em geração onde o amor supera todo e qualquer tipo de preconceito”, contou Loren.
.
Cada turma tem um tema diferente explorando-o como se fosse um grande destaque. “Para mim fazer parte desta equipe é gratificante, pois funciona como um aprendizado e amizade e a minha satisfação aumenta quando vejo minha arte na alegria deles. È uma grande emoção. Hoje somos uma grande família”, contou Loren.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^