terça-feira, 30 de junho de 2009

CRAQUES DO BASQUETE FEMININO TAMBÉM FORAM PREMIADAS

Equipe do Perphorma recebe tênis pela primeira colocação

Camila (de azul) foi eleita a melhor jogadora. A equipe ficou em 2º

As meninas de Miracema ficaram em terceiro lugar na competição

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA

Fotos: Ricardo França

A final do estadual de basquete de rua promovido pela Liga Brasileira de Basquete de Rua (LIBBRA) e pela CUFA também esbanjou graça, charme e talento na categoria feminina. A equipe do Perphorma venceu as duas partidas e sagrou-se a grande campeã. Se fosse futebol, seria de goleada. As meninas passaram fácil pelo Miracema street na primeira partida, com uma vantagem de 16 pontos: Miracema street 4 x 20 Perphorma. Na decisão, contra o Nacional, nova vitória esmagadora: Perphorma 21 x 3 Nacional. Não teve para ninguém. O Nacional ficou garantiu a segunda colocação com uma vitória sobre o Miracema por um ponto, logo na partida de estreia : Nacional 13 x 12 Miracema Street. A melhor jogadora do torneio foi a Camila, do Nacional.

MADUREIRA PERDE FINAL DA COPA RIO PARA O TIGRES E TÉCNICO ROY FAZ CARA FEIA


Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Assessoria de Imprensa do Madureira

Apesar de ter sido superior ao Tigres durante a partida, o Madureira não conseguiu vencer a equipe de Xerém jogando fora de casa. Com o resultado, o Tigres conquistou, além do título da Copa Rio 2009, o direito de participar da Copa do Brasil no próximo ano. Para o Tricolor suburbano restou o vice-campeonato e a classificação para a Série D, campeonato em que estreia no próximo domingo contra o Tupi, em Moça Bonita, já que o Estádio de Aniceto Moscoso não foi liberado pelo Corpo de Bombeiros. O Madureira jogará suas duas outras partidas da 1º fase no Engenhão e no Maracanã, como jogos preliminares de Botafogo e Fluminense, respectivamente.

O time de Roy havia empatado na 1º partida da Copa Rio jogando em Conselheiro Galvão, estádio onde disputou sete jogos e venceu todas. Em uma desatenção no final da partida, o Tigres conseguiu empatar por 2 a 2 e levar um bom resultado para decidir em casa.

DECISÃO - Na partida deste sábado (27/06) o Tigres não fez uma de suas melhores apresentações, foi pressionado em alguns momentos pelo Madureira, mas a bola que insistia em não entrar pelo lado tricolor, encontrou as redes aos 44 minutos do 1º tempo, após escanteio de Juninho Tardelli, o zagueiro Pedrão cabeceou sem chances para o goleiro Renan.

Com o placar adverso, o Madureira voltou do intervalo partindo pra cima em busca do empate que levaria o jogo para os pênaltis. Mas logo aos 5 minutos do 2º tempo, o lateral direito Guerra fez ótima jogada e rolou para André Bocão chutar no canto direito do goleiro suburbano. Tigres 2 x 0.

Aos 42 minutos o Madureira ainda tentava uma reação, quando Wagner bateu falta da intermediaria e Edinho marcou o gol que daria animo para a equipe, mas o auxiliar da partida José Carlos Batista de Arruda anulou o gol e colocou pontos finais nas pretensões do Tricolor Suburbano.

FICHA TÉCNICA

Tigres do Brasil 2 x 0 Madureira

Competição: Copa Rio – Final (2º jogo)
Local: Estádio Los Larios, em Xerém-RJ
Data: Sábado, 26 de junho de 2009 Hora: 15h

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliar 1: José Carlos Batista de Arruda
Auxiliar 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno

Tigres do Brasil: Lee; Guerra, Pedrão, Ailson (Genilson) e Danilo; Leão, Fábio Jaílson e André Bocão (Tiago dos Santos, depois Daniel); Juninho Tardelli e Sorato. Técnico: Carlos Alberto (Betão).

Madureira: Renan; Arthur Sanches (Jô), Edinho e Márcio Cleick; Valdir (Daniel), Wagner, Rodrigo, Bruno e Baiano; Lino e Michel (Neto). Técnico: Antônio Carlos Roy.

Gols: Pedrão (TIG), aos 44 minutos do 1º tempo; André Bocão (TIG), aos 5 minutos, do segundo tempo.

Cartões amarelos: Guerra, Leão, André Bocão, Juninho Tardelli e Danilo (TIG); Valdir, Michel, Jô e Edinho (MAD)

Cartões vermelhos: Fábio (TIG)

FINAL DE BASQUETE DE RUA ENTRE DOIS TIMES DA ZONA NORTE: LENDAS É CAMPEÃO





TV JILÓ. Equipe do Lendas recebe a medalha pela conquista do 1º lugar

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA

Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Editor de Esporte e Daniel Almeida (5º período) / Vídeos TV JILÓ: Robson Rodrigues / Fotos: Ricardo França

Lendas urbanas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgados de forma oral, mas o LENDAS da Zona Norte, equipe campeã estadual 2009, não é um história fictícia, é sim um time fabuloso, que encantou a torcida com um basquete no melhor estilo freestyle, na final do basquete de rua. A Zona Norte mais uma vez mostrou a sua hegemonia no basquete de rua e o Viaduto Negrão de Lima fez barulho com a final “chapa quente” na qual os Lendas Urbanas venceram o LD por 24 a 22. Cerca de 800 pessoas acompanharam a disputa dos campeonatos de basquete, skate e de break sob o viaduto Negrão de Lima, neste sábado (27/06), competições organizadas pela CUFA e pela Liga Brasileira deBasquete de Rua (LIBBRA).





TV JILÓ. Momentos do jogo entre Lendas X LD: final da Zona Norte

ZONA SUL – Em 3º lugar e pela primeira vez mostrando “as caras”, a equipe da Zona Sul BEX derrotou os Falcons JPA por 13 a 12. Talvez ele seria o menos notado se não fosse a sua habilidade incondicional com a bola nas mãos, o baixinho Ivo Angolano, 24 anos, é o principal jogador do time campeão da LIBBRA 2009. “Comecei a jogar basquete depois que meu tio me deu uma bola e uma fita do basquete americano e, na Angola, a minha família toda tem tradição no basquete. A CUFA está de parabéns por organizar eventos assim e tirar os jovens das ruas”, elogiou.

O craque Ivo Angolano (centro), o 'baixinho', levou o Lendas ao 1º lugar

LD: outro time da Zona Norte, disputou a final com Lendas e terminou em 2º

TABELA DOS JOGOS - MASCULINO

OITAVAS DE FINAL
Cabo Frio Sharks 8 x 9 Falcons Jpa
Liga dos Mutantes 9 (0)x (3)9 Jpa
Macaé 12 x 17 Setor 7
ICT Overbal 17 x 13 Fireball

QUARTAS DE FINAIS
Angra 8 x 14 Falcons
Lendas 20 x 14 JPA
Setor 7 12 x 13 BEX
LD 10 x 6 ICT Overbal



Nas quartas de finais o LD (azul) venceu o ICT Overbal por 10 a 6
SEMIFINAIS
LD 21 X 12 BEX
Lendas 20 x 16 Falcons Jpa

DISPUTA DE 3º LUGAR
Bex 13 x 12 Falcons

FINAL
Lendas 24 x 22 LD

Melhor Jogador: Carlinhos - Lendas

Bex, da Zona Sul, pela primeira vez em posição de destaque na disputa

CUFA ELOGIA PAIXÃO DOS JOVENS DA PERIFERIA PELA CULTURA E PELO ESPORTE

Mohamed: "A CUFA tira os jovens das ruas e os coloca para praticar esporte"
REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França

“A CUFA dá oportunidade, mas o evento não aconteceria sem o amor ao esporte, dos basqueteiros, dos skatistas e dos grafiteiros, essa família que faz o evento acontecer”, disse o MC e também jogador Mohamed Howard, 26 anos. Com esse pensamento de união é que a CUFA cada dia mais se fortifica como instituição responsável por eventos que tiram os jovens das ruas e os colocam para praticar esportes.


Jovens unidos na prática do skate: esporte tira os adolescentes das ruas

“A CUFA é um grande sentimento. A união do sentimento de cada um é o que forma a CUFA, muitas vezes nós não vemos a história por traz dos jovens, então esse espaço é um transformador de sonhos, aqui os sonhos viram realidade”, afirmou a diretora de produção Claudia Oliveira, 30 anos.

Vanessa: "A Zona Norte exportou o basquete de rua para a Zona Sul"

“Como o evento não tem patrocínio, nem sempre as coisas são fáceis. Na final do basquete nós tivemos apoio da Six Street, que premiou os vencedores do basquete, do break e, ainda, sorteou um para de tênis para os torcedores. A Zona Norte exportou o basquete para a Zona Sul, transformando o evento e o tornando cada vez mais socializado”, avaliou a diretora executiva, Vanessa Alves, 25 anos.

JOVENS DA CUFA FAZEM A COBERTURA JORNALÍSTICA

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Texto Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França

Não somente o esporte esteve envolvido na grande final do basquete de rua. Os alunos que mais se destacaram nos cursos de audiovisual da ONG foram colocados à prova para entrevistar os participantes do evento. “Eu fiz 3 anos de curso na CUFA e, depois, fui chamada para participar. Gosto muito dessa integração cultural”, disse a repórter Juliana Lira, de 21 anos, moradora de Jacarepaguá. O câmera Édipo Oliveira, 20 anos, de Madureira, pensa em se profissionalizar como cinegrafista. "A diversão da galera da comunidade é essa, sair da rua e conhecer esse espaço destinado aos jovens que querem aprender”, ensina.

DJ DÁ O TOM DO ESPETÁCULO

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Por Robson Rodrigues (4º período) e Daniel Almeida (5º período)

Algo que não pode falar no basquete de rua é a música, mais precisamente o Hip Hop, para inspirar os gigantes do basquete. “O evento é tudo de bom, é a oportunidade de unir a galera do esporte com o pessoal das comunidades. A música embala os jogadores e não deixa os jovens parados”, explicou o Dj Junior Cesar, 32 anos, que há quatro anos participa dos eventos da Libbra. “Essa iniciativa da CUFA é muito boa, todo mundo quer ver os jovens longe das ruas, e aqui ele pode aprender várias coisas para fugir do mal caminho”, acrescentou o DJ Holiver Souza, 40 anos.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO DE SKATE

Fotos Ricardo França (Agência de Notícias Zunido)



Raphael Carvalho (camisa azul): campeção da categoria infantil
AMADOR
1° Lugar: Rafhael Felipe
2° Lugar: Diogo Marley
3° Lugar: Adriano Bahia
4° Lugar: Carlos Vinicius

INICIANTE
1° Lugar: Wander Cardoso
2° Lugar: Jonata Vieira
3° Lugar: Yan Felipe
4° Lugar: Júnior Lopes
5° Lugar: New Carlos
INFANTIL
1° Lugar: Raphael Carvalho
2° Lugar: Guilherme Jesus
3° Lugar: Wallace Santos
MIRIM
1° Lugar: Jeferson Rodrigues
2° Lugar: Arthur Gomes
3° Lugar: Ícaro Yuri
4° Lugar: Silvio Deiveson

FEMININO
1° Lugar: Gabriela Leão
2° Lugar: Joyce Deyse
3° Lugar: Camila Paulo
4° Lugar: Luisa Giácomo
5° Lugar: Izabel Cristina
6° Lugar: Stephane Holender
7° Lugar: Yasmin Nascimento

domingo, 28 de junho de 2009

UNIÃO DA DANÇA COM SKATE: MICHAEL JACKSON INSPIRA CAMPEÃO




REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA

Texto e vídeo (TV JILÓ): Robson Rodrigues (4º período)

A competição de Break é outra maneira de os jovens interagirem com o basquete de rua. A competição acontece no intervalo dos jogos. Os B-boys fizeram uma roda no meio da quadra e começaram o duelo de breaks, mas nem todos podem sair vitoriosos. O 1º lugar ficou com o morador de Campo Grande, Fábio Pereiro, 24 anos, que derrotou outro morador do bairro da Zona Oeste. “Felicidade total. É o que eu tô (SIC) sentindo por ter ganho esse prêmio. Comecei no break por acaso, quando fui fazer um curso de grafite na CUFA e vi uns passos do Michael Jackson. Essa atitude da CUFA melhora muito as coisas para os jovens, são muitas oportunidades que surgem”, afirmou.

Para Daniel, 2º colocado, fica a alegria da competição, de estar podendo transmitir essa felicidade de dançar para os outros. "Eu dou aula de dança para crianças em Campo Grande e acho muito interessante eventos que ajudam a tirar a juventude da rua, pois mente vazia é oficina do diabo. Por conta da dança estou indo para a Bélgica, já que minha namorada trabalha numa ONG lá e eu estou indo ensinar dança para eles”, reveliu.

Não só de homens predomina o break. A B-girl Bianca, 22 anos, pratica a dança há 2 anos e não pensa em parar. "Gosto muito desses eventos, pois junta as todas tribos, liga o skate, o break, o basquete e o grafite em um lugar só”, comentou.

Fábio Pereiro (esquerda), de Campo Grande, Zona Oeste, ficou em 1º lugar no break

AS MENINAS DO REQUEBRADO

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Texto e vídeo (TV JILÓ): Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França
Quando os gigantes do basquete de rua deixam a quadra, quem rouba a cena são as “confetes”, as dançarinas que animam o intervalo com muito requebrado.
Ao som de Beyoncé, as quatro jovens: Keyla, 22 anos, Idiane, 20, Viviane e Helen, de 19 anos, agitam as arquibancadas com muito charme e sensualidade, e deixam os “marmanjos” boquiabertos. "Esse evento é importante porque é uma forma de chamar os jovens para ver os jogos, para quem gosta da dança é um movimento diferente”, ressalta Keyla, a mais velha das pussycatdolls da Zona Norte.

LOJINHA DA CUFA FAZ SUCESSO ENTRE OS JOVENS DA ZONA NORTE

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL ESTADUAL BASQUETE DE RUA
Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França
O viaduto Negrão de Lima, em Madureira, recebeu, na manhã e tarde deste sábado (27/06), cerca de 800 pessoas - a maioria adolescentes e jovens de diversos bairros das zonas Norte, Oeste e Sul do Rio e de cidades do Sul e da Região Serrana do Estado. Em foco, a final dos campeonatos de basquete de rua, skate e de break, competições organizadas pela CUFA e pela Liga Brasileira de Basquete de Rua (LIBBRA).
Com um evento desse porte, é a oportunidade de a CUFA aumentar o faturamento para investir em outros projetos sociais. Para isso, montou uma lojinha para vender camisas, bermudas, casacos, com referências sobre o basquete e sobre a ONG.
Não faltaram interessados. "Eu gosto da lojinha por que aqui posso comprar a bermuda que os jogadores de basquete estão usando e, assim, me sentir integrado com o ambiente”, disse o morador de Brás de Pina, Rafael Richier, de 18 anos.
A Loja só funciona em dias de eventos e costuma ter mais vendas no início do mês. “É muito boa essa iniciativa de fazer a interação do público com a loja e os jogadores. Além de tirar os jovens da rua”, coemntou o responsável, Jair Nunes, 65 anos, morador de Madureira. Aos interessados: bermudas: R$ 15; camisas: R$ 15; camisas infantis: R$ 10; casacos: R$ 35.

LUXO E REQUINTE NO ARRAIÁ DA PRAÇA DA LIGHT


PLANTÃO JILÓ PRESS - FESTA JUNINA

O arraiá da Praça da Light, na Rua Caiabu com Calumbi, em Vaz Lobo, recebeu, na noite deste sábado (27/06), a quadrilha de salão 'Constelação', de Realengo, Zona Oeste do Rio. Fundada em 2000, é composta por 22 pares e já venceu vários campeonatos juninos. Caracterizada pelo luxo das fantasias, mais parece uma mini escola de samba do Grupo Especial, nada lembrando as quadrilhas juninas tradicionais.

A Constelação, vejam só, tem até enredo: levou para a Praça da Light o tema 'História do Pará', e mostrou, em 30 minutos de apresentação, um pouco da cultura do Pará e os principais episódios do estado, como os índios Carimbós e a cerâmica marajoara, importante fonte econômica da região.

Na foto, um pouco do requinte da Constelação: o casal de príncipes Adriano Silva, 35 anos, e Lucimar da Silva, 27. Detalhe: cada fantasia custou cerca de R$ 1.600. Que roça que nada... Isso já não nos pertence mais...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

MORDE E ASSOPRA DA SUPERVIA

Fotos Flávio Araújo
ESTAÇÃO DE OSWALDO CRUZ:
A SuperVia construiu uma rampa para os pagodeiros do Trem do Samba...


Mas, na estação de Cascadura, o elevador para deficientes físicos não funciona

REDAÇÃO JILO PRESS

Texto: Robson Rodrigues (5º período) / Fotos: web-leitor Flávio Araújo

Problemas na Zona Norte não são novidades para os moradores e frequentadores da região. Na estação de trem de Cascadura, administrada pela Concessionária de Transporte Ferroviário S/A, a SuperVia, o elevador para deficientes físicos não funciona (2º e 3º fotos). Por outro lado, nota 10 para a concessionária, que construiu uma rampa na estação de Oswaldo Cruz para passagem dos pagodeiros do Trem do Samba descerem dos vagões direto para o conjunto habitacional do bairro, onde as homenagens pelo Dia Nacional do Samba acontecem.

Em Nota, a Assessoria de Impresa da Supervia respondeu ao Jiló sobre o problema encontrado pelo amigo do blog, Flávo Araújo.

NOTA SUPERVIA:

A SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S/A informa que a rampa construída próxima a plataforma da estação Oswaldo Cruz é de uso exclusivo para o evento Trem do Samba, com o objetivo de facilitar o fluxo de passageiros, que é aumentado significativamente nesta ocasião.

Sobre os elevadores da estação Cascadura, a empresa esclarece que o projeto de modernização foi iniciado pelo Governo do Estado, de acordo com Programa Estadual de Transportes.

Devido à inoperância desse dispositivo no momento, o procedimento adotado é a acessibilidade assistida, de acordo com as normas de acessibilidade (NBR 9050-2004 e NBR 14021-2005), nas quais os profissionais das estações receberam treinamento e estão capacitados acerca das dificuldades, restrições e potencialidades das pessoas com necessidades especiais.

Thiago Nehrer - Analista de Comunicação

TIGRES MOSTRA AS GARRAS NA CASA DO MADUREIRA

Texto: Robson Rodrigues (4º período) - Editor de Esporte / Foto: Daniel Almeida (5º período)

O Madureira vinha com sete vitórias em sete jogos em Conselheiro Galvão. No jogo mais importante da Copa Rio, a equipe do técnico Roy não saiu de um empate em 2 a 2 com o Tigres do Brasil, na 1º partida da final da Copa Rio. A grande decisão acontecerá no sábado (27/06), no Estádio Los Larios, em Xérem. Caso haja um novo empate, a decisão será nos pênaltis.
As duas equipes começaram o jogo se estudando bastante e abusando das jogadas faltosas. Aos 5 minutos, o Tigres quase abriu o placar quando Juninho Tardelli bateu o escanteio. A zaga do Madureira não afastou e Danilo chutou forte, no canto direito, para excelente defesa de Renan. O Tricolor suburbano respondeu aos 15 minutos, quando o meio campo Bruno cruzou, o goleiro Lee rebateu e Lino chutou para fora, desperdiçando a chance de abrir o placar.
Aos 24 minutos, na jogada mais forte da equipe de Xérem, quase saiu o gol: Juninho Tardelli levantou na área e o zagueiro Pedrão cabeceou na trave. O Madureira quase chegou quando Michel arrancou na velocidade e chutou forte para grande defesa de Lee.
O Madureira seria castigado duas vezes em menos de 1 minuto: aos 32, Vitor Silva agrediu André Bocão e foi expulso. Na cobrança da falta Pedrão subiu mais que a zaga e abriu o placar no Aniceto Moscoso. O gol não abalou a equipe do técnico Roy, que partiu para cima do Tigres buscando o empate. Aos 38min, Wagner cobrou falta, a bola passou por todo a área, e o goleiro Lee tocou o suficiente para bater no travessão.
O Madureira voltou para o segundo tempo com a devida bronca do técnico Roy surtindo efeito. Logo aos 2 minutos, Pedrão cometeu pênalti em Valdir. O camisa 10 Bruno bateu e empatou a partida. Dez minutos depois, Bruno levantou a bola na área, o atacante Lino cabeceou e, na sobra, o zagueiro Marcio Cleick virou a partida para o Tricolor suburbano.

Após a virada, o Madureira colocou a pressão na partida mas não conseguia ampliar e definir de vez o marcador. Aos 21 minutos, o goleiro Lee falhou e Rodrigo acertou a trave.Como o futebol é uma caixinha de surpresas e quem não faz leva, o Madureira se acolheu no campo de defesa e deixou o Tigres partir para cima. Os 5 minutos finais veio o empate do Tigres. Aos 41, Juninho Tardelli cobrou escantei e o meio-campo Eduardo subiu sozinho e cabeceou. A bola ainda bateu em Renan e no travessão antes de entrar. A partida estava para terminar quando o lateral esquerdo Baiano e o zagueiro Edinho discutiram asperamente.

Roy fez questão de frisar que ainda falta uma partida para saber quem será o campeão da Copa Rio. “Não acho que foi um empate com gosto de derrota. Ter um jogador expulso aos 30 minutos do primeiro tempo e ainda sair perdendo de um a zero e conseguir, no segundo tempo, mudar a postura tática e atacar o adversário virando o placar, demonstra que não tem nada decidido. Da mesma maneira que eles vieram aqui e conseguiram um empate, nos podemos conseguir uma vitória jogando lá”, argumentou Roy.


FICHA TÉCNICA
Madureira 2 x 2 Tigres do Brasil

Competição: Copa Rio (FINAL) Local: Aniceto Moscoso, em Madureira-RJ Data: Quarta-feira, 24 de junho de 2009 Hora: 15h

Árbitro: Agnaldo Xavier Farias Auxiliar 1: Marco Antônio Santos Auxiliar 2: Ivan Silva Araújo

Madureira: Renan; Vitor Silva, Márcio Cleick e Edinho; Valdir (Daniel), Wagner, Rodrigo Oliveira, Bruno (Kaká) e Baiano; Lino e Michel (Arthur Sanches). Técnico: Antônio Carlos Roy

Tigres do Brasil: Lee; Guerra, Pedrão, Genilson e Danilo (Eduardo); Leão (Fábio), Jaílson, André Bocão (Daniel) e Dènis; Juninho Tardelli e Sorato. Técnico: Betão

Gols: Pedrão (TIG), aos 34 minutos do primeiro tempo; Bruno (MEC), aos 3, Márcio Cleick (MEC), aos 13 e Eduardo (TIG) aos 42 do segundo tempo

Cartões amarelos: Arthur Sanches, Renan, Rodrigo Oliveira e Lino (MEC); Leão, Pedrão e Sorato (TIG)

Cartão vermelho: Victor Silva (MEC)

A VISÃO DO EDITOR

O Madureira tem um time mais veloz e se posicionava melhor em campo, jogando em um 3-5-2 com os alas Valdir e Baiano apoiando bastante o ataque, mas com a expulsão de Victor Silva, o terceiro homem da zaga, o Tricolor suburbano perdeu um homem de ataque (Michel) e recompôs a zaga com a entrada de Arthur Sanches. O meio-campo Bruno foi o principal jogador da partida, buscando sempre o jogo e marcando o primeiro gol do Madureira.

Já o Tigres estava jogando bem, em um 4-4-2, abusando das bolas aéreas, da onde saiu o primeiro gol do zagueiro Pedrão, mas o técnico Betão errou ao tirar o volante Leão, que era o principal jogador de marcação do time da Baixada. Com a saída do jogador, o Tigres perdeu força de defensiva e sofreu a virada.

No final o empate foi justo para as duas equipes, que agora vão decidir quem leva o título e a vaga para a Copa do Brasil no próximo ano.

NOTA DA REDAÇÃO: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Como a partida era de portões fechados, já que o estádio de Aniceto Moscoso não foi liberado pelo Corpo de Bombeiros, os torcedores ficaram do lado de fora. Dois integrantes da equipe de reportagem do Jiló Press foram impedidos de entrar por um funcionário da Federação de Futebol do Rio que, alegando instruções superiores, somente poderia deixar entrar no estádio repórteres com credenciais da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ) ou da Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas (ARFOC).

Mesmo com a insistência da própria assessoria de imprensa do Madureira - que reconhece o trabalho dos estudantes de jornalismo da Universidade Estácio de Sá - os dois integrantes do blog Jiló Press não puderam entrar. Apesar dessa ordem, o que se viu não foi isso: amigos de dirigentes e de funcionários da federação entravam livremente no estádio.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

REDUTO GLS SEM PRECONCEITO BOMBA NAS NOITES DE MADUREIRA

Circuito GLS agita coração da Zona Norte carioca

COMPORTAMENTO

Texto e fotos: Rodrigo Aquino (3º período) - Equipe ÔNIX

O paraíso GLS em questão não fica na Farme de Amoedo, em Ipanema, tradicional reduto gay da cidade. Mas na Travessa Almerinda Freitas, em Madureira. Cada vez mais, a rua vem se afirmando como o maior point GLS da Zona Norte, mais conhecida como Rua da Lama. Toda quarta-feira, gays e simpatizantes lotam bares e dezenas de barraquinhas numa festa que vai até a madrugada. E a festa vai se ampliar. Militantes querem transformar a Almerinda em uma Avenida Gay. Os prazeres em questão são beber, bater papo com os amigos e azarar com tranquilidade, sem olhares tomados de preconceito.

O roteiro alternativo no subúrbio carioca tem casas noturnas com fila nas portas e uma agitação que começa na quarta-feira. As noitadas, que têm início a céu aberto nunca acabam antes das 4h. É nessa travessa que está localizada a boate Papa G, que oferece uma agenda variada de quarta a domingo.

Mas para quem fica de fora da boate, a diversão é garantida do mesmo jeito. Liberdade de comportamento e expressão são marcas da rua, com diversas barraquinhas de bebidas, cachorro-quente e churrasquinho.

O som fica por conta do porta-malas de alguns carros. O estilo? Funk, na veia. E tem ainda grupos de pagode cantando ao vivo... Tem de tudo na Rua da Lama. O público? Gays, héteros, lésbicas, pintosas, fanchas e até travestis marcam o lugar.

Independente do perigo que corre na Zona Norte carioca, na rua tudo é bem tranquilo: a galera é realmente livre e se diverte, sem violência ou preconceito.

APOIO DA POLÍCIA

Há oito anos, os grupos se reuniam na praça de alimentação do Madureira Shopping, mas havia agressões por parte dos seguranças, que eram truculentos. Hoje, existe o apoio do 9º BPM (Rocha Miranda), da Polícia Civil e da Guarda Municipal.

A travessa de Madureira é um dos poucos lugares onde se pode ficar à vontade com o seu parceiro ou parceira, sem ser incomodado. Não ter briga e ninguém fica olhando de cara feia, não há qualquer tipo de preconceito. As pessoas que não são homossexuais e frequentam o local, respeitam sempre o próximo. Por isso, a rua fica lotada de pessoas. Os índices de violência no local são pequenos.

PARADA GAY DE MADUREIRA

Em Madureira, o respeito aos homossexuais é tanto que a parada gay sempre conta com a adesão de diversos artistas, tão diferentes quanto as cores do arco-íris. As cantoras Kelly Key e Sandra de Sá, a atriz Deborah Secco, o promotor de eventos David Brazil e o cantor Belo já participaram de edições anteriores. O término do evento acontece na Travessa Almerinda Freitas, como se fosse um carnaval fora de época.

FONTE DE RENDA

Diversos ambulantes trabalham na travessa, com o movimento que gera Às quartas-feiras, com os frequentadores da tradicional noite GLS da Zona Norte carioca. São vendedores de bebida, churrasquinho, sanduíches. Tem barraca que possui público fiel que frequenta toda semana. É quase uma relação de família. E, em sua maioria, todos os ambulantes são heterossexuais e respeitam a opção sexual de cada um.

terça-feira, 23 de junho de 2009

JORNALISTAS FAZEM NOVA MANIFESTAÇÃO PELA OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA PARA EXERCER A PROFISSÃO

Texto e foto: Fabrício Caseira - Técnicas de Reportagem - 4º período - EQUIBE RUBI

Vinte a quatro horas depois de irem às ruas protestar contra a decisão do Superior Tribunal Federal, que derrubou a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista, dezenas de estudantes de jornalismo de diversas universidades do Rio, pais de alunos e jornalistas profissionais fizeram nova manifestação nesta terça-feira (23/06), na frente da Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, onde o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, dava uma palestra para estudantes de direito. Os manifestantes gritavam “fora Gilmar” e “respeitem o jornalismo”. O protesto começou, às 17h e terminou às 19h40. Cartazes, cornetas e até um megafone foram utilizados.
O jornalista formado Ricardo Souza, 33 anos, estava revoltado com a decisão do STF. “É um absurdo o que esse 'cara' fez. Pelo amor de Deus, é uma burrice acabar com o diploma de jornalismo. Para ser jornalista é necessário ter todo conteúdo técnico e teórico. Depois, pessoas que não têm diploma começam a escrever um monte de bobagem. A galerinha do congresso vai detestar. Eles estão brincando com a própria sorte. Vamos continuar com os nossos protestos até essa decisão ridícula acabar. Só posso resumir em duas palavras: vergonha nacional”, disparou Ricardo, formado pela Veiga de Almeida.

SÁBADO DE DECISÕES NA CUFA

EDITORIA DE ESPORTE

Texto: Andrezza Henriques (6º período) - Estagiária Mídia Impressa Fotos: Assessoria de imprensa CUFA

Sábado (27/06), a CUFA Madureira vai ser palco das finais do Campeonato de Skate, do Campeonato de Circuito Estadual do Basquete de Rua e da Batalha de Break. O evento, gratuito, vai começar às 10h sob o viaduto Negrão de Lima. Os vencedores estarão concorrendo a vários prêmios, entre tênis, camisas e skates.

Os 11 finalistas do Campeonato de Skate são:

Dustin Dollin; Cachorrinho; Yan; DTom; Fumaça; Madeira; Bolinho; Stefani; Raphael Guilherme e Rapazinho

As 12 equipes finalistas do Circuito Estadual do Basquete de Rua são:

FALCONS – Jacarepaguá - Rio de Janeiro; ICT OVERAL – Volta Redonda; JPA BASQUETEBOL – Rio de Janeiro; STREET MACAÉ – Macaé; LD – Rio de Janeiro; LENDAS – Rio de Janeiro; SETOR 7 – Teresópolis; CABO FRIO SHARKS – Cabo Frio; ANGRA BASKET – Angra dos Reis; BEX – Rio de Janeiro; LIGA DOS MUTANTES – Rio de Janeiro e
FIREBALL – Parati

Os 3 finalistas das etapas da batalha de Break são:

1º Etapa: B-boy Ki-pula (Saiu da Oficina de Breaking da CUFA)
2º Etapa: B-boy Max (Star Break)
3º Etapa: B-boy Sabota - Daniel (CJ Hip Hop Cia)

CAMPEONATO DE RAP AGITA MADUREIRA

Fotos: Divulgação (Assessoria de Imprensa CUFA)

DA REDAÇÃO JILÓ PRESS

Neste domingo, 21 de junho, aconteceu a final do RPB Festival - Rap Popular Brasileiro, o maior festival de novos talentos do rap, sob o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. Como o próprio termo RAP já diz, o festival contou com uma grande mistura de ritmos e poesia com batidas contagiantes e letras expressivas.

O evento, que tem por objetivo abrir espaço para a música Hip Hop, fazendo com que seus porta-vozes dêem o seu recado e mostrem seu talento, recebeu, nesta última fase estadual, os 15 grupos que se destacaram durante todo o Festival no RJ. São eles, em ordem de apresentação: Crente Crew, Cartel MC´s, Amerê, Mr Ronney, Contenção, WR Soul, Rimas e Tintas, Antizona, Romeu R3, Funkero, Mesclados MC´s, Consciência Tranqüila, Geração Consciente RAP, Kapella e P,10.

O Festival recebeu os 15 finalistas que revezavam-se no palco trazendo letras críticas, fazendo o público refletir sobre os mais variados temas: sociedade brasileira, dinheiro, injustiça social, angústia, como também levando o público a pensar positivo, na esperança de um mundo mais justo e mais feliz.

Os vencedores foram:

1º Lugar-5 mil Reais: Romeu R3 com a música "Topo do mundo"
2º Lugar-3 mil Reais: Geração Consciente Rap com a música "Som de preto"
3º Lugar-2 mil Reais: Funkero com a música "O capital"

HUTUZ - O vencedor Romeu R3 ainda terá a música “Topo do Mundo” na programação da Beat 98. No dia 27 de setembro, a grande Final Nacional no Viaduto Negrão de Lima contará com os melhores rappers de vários estados concorrendo a prêmios em dinheiro e a grande oportunidade de cantar no Hutuz (torneio de rapper mundial).

GANHADORES DA PROMOÇÃO REALIZADA PELA PARCERIA JILÓ PRESS / SOMEWHERE IN WORLD RECEBEM SEUS KITS

Foto: Rafael Ramos - 6º períodoNA REDAÇÃO DO JILÓ, André, o editor Robson Rodrigues ao centro e Maria Soledade: satisfação

Texto: Marcos Benjamin e Robson Rodrigues / Jiló Press

Os sortudos André Furtado Linhares e Maria Soledade Caria, ganhadores da promoção dos kits do filme A mulher invisível, receberam seus prêmios na tarde desta segunda-feira, 22/06. Eles levaram para casa sais de banho, uma camisa promocional do filme e ainda dois ingressos de cortesia para assistir o longa no cinema. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, dia 17/06.

André ficou muito feliz com o prêmio: "Conheci o blog e a promoção pela minha namorada. Adorei ter ganho, pois nunca tinha ganho nada. De quebra ainda vou levá-la comigo pro cinema.", comentou.

A outra felizarda, Maria Soledade Caria ficou surpresa: "Descobri o blog através da minha filha que comentava e postava sempre. Acabei virando uma frequentadora assídua do Jiló e gostei muito da iniciativa da promoção.", afirmou.

Com a promoção, o Jiló Press e o blog Somewhere in World concretizam a parceria que irá se estender: "Essa parceria surgiu por causa da paixão que nós do Jiló Press e a Lívia (dona do Somewhere in World) temos em comum, o jornalismo. A tendência é que a parceria se estenda até porque a Lívia também fará parte do Jiló, afinal ela é estudante daqui do Campus de Madureira também." , ressaltou Marcos Benjamin, estudante e Web-Editor do Jiló Press.

"Foi uma experiência gratificante. Quando tive a oportunidade dos kits pensei no Jiló e comentei com o Marcos, ele junto com o professor Ricardo França (editor-chefe do Jiló Press) aceitaram de imediato. E deu certo! A parceria está fechada. ", decretou Lívia Regly do blog Somewhere in World.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ACIDENTE PREJUDICA O TRÂNSITO EM MADUREIRA

Por Robson Rodrigues (4º Período) e Livia Cavalcanti (7º Período) / Foto: Livia Cavalcanti (7º Período)

Um acidente causado por uma rapaz de 18 anos que não tinha carteira de Habilitação congestionou o trânsito na Avenida Ministro Edgard Romero, sentido Vaz Lobo, em Madureira, na tarde desta segunda-feira. O Astra do rapaz bateu em uma Pálio que rodou no meio da pista e acertou um outro veículo. Como não ele tinha carteira para dirigir, o rapaz teve o carro e o CPF apreendidos. Ninguem ficou ferido. O caso foi registrado na 29ª DP (Madureira).

TV JILÓ: VEJA IMAGENS EXCLUSIVAS DA MANIFESTAÇÃO PRÓ DIPLOMA

"JORNALISTAS UNIDOS, JAMAIS SERÃO VENCIDOS"


Por Andrezza Henriques (6º Período); Robson Rodrigues (4º Período) e Rafael Ramos (6º Período) / Fotos e vídeo (TV JILÓ): Robson Rodrigues

“Gilmar Mendes não escuta a voz que clama na rua / De um povo já cansado de ver tanta falcatrua / Mas ainda se espanta e não quer um Gilmar Dantas / Sem respeito por quem sua”

O cordel escrito pelo jornalista Admar Branco, professor de revisão e copydesk da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), retrata o sentimento que uniu cerca de 200 pessoas vestidas de preto, na manhã dessa segunda-feira (22), em protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que tornou não obrigatória a exigência de diploma para exercício da profissão, na última quarta-feira (17). Estudantes, professores, pais de alunos e jornalista profissionais percorreram as ruas do centro com canudos de papel nas mãos, simbolizando o diploma. A marcha contra o STF partiu da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com destino a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A repórter da rádio Band News FM, Solange Diniz, deixou a ABI com um megafone entoando gritos de revolta e protesto como “Jornalista sem diploma: nosso país em coma”, “Não é mole não, o meu diploma virou pano de chão”, “Aço, aço, aço, jornalista não é palhaço”, “Ada, ada, ada, Gilmar Mendes (presidente do TSF) é piada”, “Não é mole não, jornalista não é cozinheiro não”, “Ao, ao, ao diploma é obrigação” e “Jornalistas unidos jamais serão vencidos”.

O presidente da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (ARFOC) , Alberto Jacob Filho, estava vestido de cozinheiro em alusão à comparação feita pelo ministro Gilmar Mendes. “Nós estamos aqui dando início a um movimento para regulamentar a profissão de todos os trabalhadores que vão passar pelo mesmo processo que estamos passando. Não vai ser o Gilmar Mendes, escravocrata, como disse o ministro Joaquim Barbosa, que vai nos transformar em escravos de sua fazenda. Vamos juntar as nossas forças rumo à Brasília e iniciar esse processo para estabelecer a dignidade das nossas profissões”.

Até mesmo quem não é jornalista estava presente na manifestação. Sebastião Baptista, 64 anos, (depoimento no vídeo acima) estava representando sua filha, Graziela Cataldo Baptista, jornalista há 5 anos, formada pela Universidade Estácio de Sá, campus Rebouças e mestre em Comunicação pela UERJ. Graziela é formada na mesma turma em que o coordenador líder do curso de Comunicação Social do Rio, professor José Laranjo, fez o seu mestrado. Ele estava indignado com o “ato de terrorismo” feito pelo STF e estava com uma placa presa ao peito em que dizia: “E agora, jornalista vai enfiar o diploma aonde?”

A estudante da FACHA, Isabela Guedes, de 27 anos, levou para o protesto um rolo de papel higiênico, para demonstrar a nova “utilidade” do diploma de jornalismo. “Essa é a forma com que a sociedade civil vê o diploma, como papel higiênico”, disse a estudante, mostrando o rolo de papel na mão.

Profissionais respeitados no mercado de trabalho também marcaram presença no protesto, como a atual diretora de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Jornalista (FENAJ), jortalista Beth Costa, que estava incrédula com o retrocesso que essa decisão causa ao Jornalismo. “O STF se mostrou despreparado para a questão. O juiz Aeres Brito disse que a profissão do jornalista tem mais artes e literatura do que técnica. Isso é um absurdo. Só podem ter o interesse de grandes empresas, democratizando a contratação. Assim, eles podem contratar quem eles querem e não pessoas qualificadas”, desabafou Beth.

Representantes de sindicatos estiveram presentes para dar seu apoio à marcha, como Sônia Regina da Silva, diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, que resumiu sua opinião com a seguinte frase: “Isso é uma decadência da informação. A sociedade como um todo perde. O vice-presidente do Sindicato de Jornalistas, Rogério Marques, também marcou presença na manifestação e elogiou a melhoria que o jornalismo teve com a instituição do diploma, que poderia ser afetada com essa decisão. “O Sindicato entende que essa posição foi um desastre não apenas para os jornalistas, mas para toda a sociedade. Até as décadas de 60 e 70 existiam jornais da chamada 'imprensa marrom', que eram dedicados a escândalos, o que não é importante para a sociedade. Estamos unidos com a FENAJ, à ABI e sindicatos do Brasil inteiro para reverter essa decisão do Supremo”.

ORKUT - As organizadoras do protesto foram as alunas Marcele Correa, estudante da Estácio de Niterói e Lívia Lamblet, 25 anos, estudante da FACHA. Elas procuraram no site de relacionamento Orkut, comunidades relacionadas ao jornalismo e foram adicionando recados indignados com a decisão do STF. Com a resposta e o interesse das pessoas foi criado uma comunidade chamada “Diploma de Jornalismo: Sim”, e com essa criação foi dada a idéia do protesto. “Esta manifestação está acontecendo não só no Rio de Janeiro, mas também em São Paulo, Brasília, Teresina e Caxias do Sul. Entramos em contato com a ABI e com o sindicato do jornalista para nos ajudar na organização. Todos nós precisamos correr atrás de nossos direitos. Isso foi uma ofensa para todos nós.”, disse Lívia Lamblet.

Alunos de outras instituições de ensino como UFF, FACHA, UNIRIO E Veiga de Almeida também estiveram presente na luta contra a desvalorização do jornalista. Marcaram presença na cobertura da manifestação além do Jiló Press, a Rede TV, A Tv Justiça, a Rádio CBN, a Tv MEC e a RadioBras.

Participaram da cobertura do Jiló Press: Jéssica Braziel (3º Período); Victor Chrisostomo (3º Período); Tais Guimarães (3º Período); Enderson dos Santos (6º Período); Aline Bastos (6º Período) e Bernardo Moura (7º Período)

REPÓRTERES DO JILÓ E ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ESTÁCIO MADUREIRA PARTICIPAM DE MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DO DIPLOMA DE JORNALISTA

DA REDAÇÃO JILÓ PRESS
Foto: Ricardo França

A equipe de reportagem do Jiló Press participou e cobriu a manifestão contra a decisão do Supermo Tribunal Federal (STF) que derrubou a exigência do diploma para exercer a profissão em jornalismo. A caminhada, realizada na manhã desta segunda-feira (22/06) pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, partiu da sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, 71, e foi até a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

CORRESPONDENTE DO JILÓ NA BOLA TESTEMUNHA CHOCOLATE BRASILEIRO NA ITÁLIA




Por Robson Rodrigues (4º período) / Fotos: Leandro Gaignoux (4º período) - Correspondente Jiló na Bola / Pretória, África do Sul

O Brasil venceu a Itália por 3 a 0 e se classificou para as semifinais da Copa das Confederações. Agora, a Seleção de Dunga vai enfrentar os "bafanas bafanas" dirigidos por Joel Santana, nesta quinta-feira, às 15h30.

Nosso correspondente internacional, Leandro Gaignoux (na foto com a bandeira do Vasco), esteve presente no jogão deste domingo e registrou alguns fatos curiosos da partida. Agora, o "Jungle Boy" vai estar presente no jogo que vai marcar o encontro do seu país de origem, o Brasil, e o país que o acolheu tão bem, a Africa do Sul.

Confira os bastidores das Copa das Confederações no programa "Jiló na Bola", que vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas, no Jiló Press.

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^